12 autores de marketing que você precisa conhecer (e ler!)

Por Resultados Digitais
Ao estudar esses escritores e suas principais obras, você consegue dar um passo na carreira para chegar mais perto de onde eles chegaram.

Este não é um post com dicas para fazer marketing.

Aqui não falaremos da importância do marketing para as empresas.

Também não escreveremos nenhum passo a passo, nem oferecer tutoriais.

A proposta é ensinar por meio de uma outra ótica: aprendendo com os melhores, com os autores de marketing mais lidos na história recente.

Quem trabalha com marketing vai reconhecer alguns dos nomes que citaremos no texto.

Todas as obras que selecionamos aqui foram escritas pelas maiores feras de suas áreas.

Eles não são necessariamente profissionais de marketing por formação. O que os une é a maneira como seus trabalhos impactaram o mundo do marketing, deixando verdadeiras lições para quem atua na área.

E o sucesso que fizeram não foi em vão: escolhemos 12 livros que se tornaram referências no mercado quando o assunto é divulgar uma marca, conquistar o público-alvo e criar relacionamento com os clientes.

Sem mais delongas, confira nossa seleção dos autores de marketing mais lidos nos últimos tempos e suas principais obras.

 

1. Seth Godin

Seth Godin

Seth Godin é autor de 18 livros bestsellers, que foram traduzidos para mais de 35 idiomas. Seu blog é um dos mais populares do mundo!

Dentre os títulos publicados, citamos uma grande obra, chamada Marketing de Permissão, no qual fala justamente sobre conceitos-chave para quem quer fazer marketing voltado a um consumidor que não é mais o mesmo.

2. Marc Benioff

Marc Benioff

Para quem não o conhece, Marc Benioff é “apenas” considerado o pai das indústrias de software como serviço e de computação na nuvem.

Em sua grande obra, Behind the Cloud, Benioff conta como tirou do papel um conceito poderoso e se diferenciou dos seus competidores criando o armazenamento em nuvem.

Para quem precisa fazer marketing inovador, não tem inspiração melhor.

3. Philip Kotler

Philip Kotler

Com um extenso currículo, incluindo dois pós-doutorados, Kotler se tornou professor universitário em 1962.

Em 1967, publicou o que os profissionais consideram hoje a bíblia do marketing: o livro Administração de Marketing.

Desde 1988, o americano é titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern.

Nesse ínterim, publicou outros livros, dentre eles um bastante lido, Marketing 3.0, recheado de opiniões não convencionais sobre o futuro da área.

4. Al Ries e Jack Trout

Al Ries e Jack Trout

Al Ries e Jack Trout formam uma dupla essencial para quem quer aprender com os melhores autores de marketing.

E como as leis são feitas para serem cumpridas, não dá para deixar de fora As 22 consagradas leis do marketing, livro que escreveram em conjunto.

É a melhor compilação dos mandamentos do profissional de marketing atual.

5. Joe Pulizzi

Joe Pulizzi

Joe Pulizzi é empreendedor, palestrante, autor, podcaster e fundador de várias startups, incluindo o Content Marketing Institute (CMI).

Ele também já tem vários livros publicados. Um que ressaltamos é o Marketing de Conteúdo Épico, no qual fala sobre a importância de criar conteúdos relevantes para seus clientes e de como contar histórias que vão informar, entreter e provocar o seu público.

6. Chip Heath e Dan Heath

Chip Heath e Dan Heath

Talvez o gene do marketing de sucesso seja de família. Ou pelo menos é nisso que dá para acreditar lendo a obra da dupla de irmãos Chip e Dan Heath.

Os dois são coautores de um dos sucessos absolutos do marketing recente: Ideias que colam.

Como professores e profissionais renomados da área, eles conseguiram criar uma obra definitiva. Ideias que colam é bestseller porque ensina a desenvolver ideias convincentes, duradouras e que ficam grudadas na mente das pessoas.

7. Chris Voss

Chris Voss

Um bom profissional de marketing também sabe negociar. Por isso, não deixamos de lado um autor muito lido, mas que não é exatamente da área: Chris Voss.

Ele é famoso pelas lições que dá sobre a arte de negociar. E não é para menos: até pelo FBI Voss já passou ao longo da carreira.

No livro Never Split The Difference ele compartilha tudo o que aprendeu e revela quais são as principais habilidades necessárias para que você se torne um ótimo negociador.

8. Adele Revella

Adele Revella

Se você já sabe a importância de identificar seu cliente real e de trabalhar duro para conquistá-lo, Adele Revella pode ajudá-lo a aprender ainda mais sobre o assunto.

Para ter uma ideia de como é referência no assunto, a autora preside o famoso Buyer Persona Institute e até o perfil dela no Twitter é @buyerpersona (e vale muito segui-la)!

O livro Buyer Personas, principal título de sua carreira, trata justamente de como entender a fundo o seu cliente e fazer a coisa certa para agradá-lo.

9. Fred Reichheld

Fred Reichheld

Fred Reichheld é palestrante e estrategista de negócios, mais conhecido por suas pesquisas e artigos sobre lealdade como modelo de negócios e marketing de lealdade.

Você já deve ter ouvido falar no sistema de gestão NPS, não é? É criação dele, que também é consultor na famosa Bain & Company.

Seu livro mais lido é justamente aquele no qual ele explica sobre seu sistema, chamado A Pergunta Definitiva 2.0.

10. Jonah Berger

Jonah Berger

Se você não conhece esse autor ainda, recomendamos!

Jonah Berger é Ph.D. em marketing pela Universidade de Stanford, palestrante popular em grandes conferências e eventos e frequentemente dá consultoria para grandes empresas.

Um livro muito lido do autor se chama Contágio. Nele você pode aprender técnicas para gerar buzz, focadas em negócios com poucos recursos financeiros.

11. Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk é uma lenda das redes sociais, com milhões de seguidores no Twitter e no YouTube.

Ele se destaca por seu trabalho mesmo em um mundo no qual se tem informação demais e tempo de menos para conquistar a atenção do público.

Em Nocaute, Vaynerchuk compartilha seus conselhos sobre como se relacionar com seu cliente e vencer a competição na era das redes sociais.

Sua obra e seu trabalho em geral são cases de sucesso para empresas que querem se firmar no louco e cruel mundo das redes sociais.

12. Avinash Kaushik

avinash kaushik

Autor de não, mas de dois (!) best sellers sobre análise de dados de marketing (Web Analytics 2.0 e Web Analytics: An Hour A Day) e um dos maiores evangelistas de Marketing Digital do mundo (Google).

Avinash Kaushik também é um palestrante conhecido, tendo se apresentado em empresas como Unilever, American Express e Chanel.

Conferindo esses 12 autores de marketing e suas principais obras, você consegue dar um passo na carreira para chegar mais perto de onde eles chegaram.

Todos os livros citados no texto fazem parte do acervo do 12Minutos, onde é possível conferi-los em versões resumidas.

Em menos de 1 dia você consegue absorver muito conteúdo para encarar com mais preparo o mundo do marketing. Vamos lá?

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

trend954_wp1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *